sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Paciente #16... A camisola de Mr. Spock

Uma action figure da Mego de 1974, representando Mr. Spock da série Star Trek, chegou-nos às mãos com um problema original.
Acontece que a camisa da figura se apresentava num estado lastimoso.
Manchas de sujidade, de caneta, de ferrugem e outras manchas que a principio não conseguimos identificar, marcavam toda a superfície desta raridade dos anos 70.
A camisola tinha ainda a falta do logótipo original, que estaria preso ao nível do peito, no lado esquerdo.

Procedeu-se a uma análise do tipo de tecido e do tipo de manchas e iniciou-se o restauro.
Acontece que, mesmo depois de uma extensa e exaustiva limpeza que deixou a camisola com muito melhor aspecto, houve manchas que não conseguimos tirar, pois não eram de sujidade mas sim de queimado.
Concluímos que a figura esteve em contacto directo com uma qualquer fonte de calor, que alterou a natureza do tecido marcando para sempre a zona, nas costas da camisola.
Mesmo depois de tingirmos novamente a peça, as manchas não desapareceram e a tinta não agarrou nas zonas mais afectadas.
Resolvemos substituir o logótipo por uma cópia aproximada do original, mas em metal, substituindo assim o autocolante original.
No fim, ficámos bastante satisfeitos com o resultado, embora não haja solução para as manchas de queimado, achamos que o a camisola ficou mais clara e que a cor original voltou em grande força, tornando as manchas nas costas quase obsoletas.

Recomendamos ao cliente o máximo cuidado quando tiver esta figura em exposição.
Nada de luz directa do Sol, nem qualquer outra fonte de calor intenso que possa transformar a natureza dos tecidos. Aconselhamos a compra de uma redoma ou de algo semelhante para proteger a figura dos acidentes indesejáveis.
Agradecemos desde já ao Pedro Salomão pela preferência dos nossos serviços e pela oportunidade que nos proporcionou de trabalharmos nesta raridade.

Sem comentários: