quarta-feira, 15 de abril de 2009

Paciente # 44...A Capa de Batman...

Já demos a entender várias vezes que ter figuras ou estátuas com detalhes delicados por vezes sai muito caro se não temos cuidado com as mesmas.
O acidente com este Batman não foi o pior que por aqui apareceu mas é um bom exemplo disso.


Supostamente a figura, que fica suspensa pela capa, sofreu uma queda e a mesma partiu-se, ficando totalmente desfigurada.
O problema passava por remendar a capa nas costas e dar-lhe a solidez suficiente para poder suportar o corpo suspenso do super herói.

Verificámos ainda que uma das pontas da capa tinha-se partido e sofrido uma horrível tentativa de recuperação que a deixou por demais desfigurada. Não sabemos ao certo o que aconteceu mas acabamos apenas por colar e pintar a pequena peça para não fazer mais mal do que o que estava já feito.

O resultado foi que o Batman está perfeitamente recuperado e pintado, notando-se apenas um defeito na peça da capa que já tinha sofrido a suposta tentativa de colagem.

* Algumas fotos encontram-se desfocadas devido a problemas técnicos que enfrentamos na sessão fotográfica do paciente. Pedimos desculpas pelo incómodo.

domingo, 12 de abril de 2009

Pacinete #43…O explorador Maneta…

Novamente um Kubrick que nos chega com um problema semelhante ao anterior.
Este explorador do filme Alien teve um problema com o braço que se partiu. Poderíamos dizer que foi por causa dos ditos Aliens, mas não foi o caso.


Como explicado com o paciente anterior, estas figuras têm pontos de articulação muito difíceis e delicados e se por ventura se partem são quase impossíveis de recuperar.

Neste caso tomamos mais cuidado com o tipo de adesivo mas aqui o problema foi outro. Acontece que o material é completamente diferente do paciente anterior e como devem ter reparado nas fotos, a esfera de articulação ficou dentro do orifício do braço. Claro que a nossa primeira preocupação foi retirar a dita esfera para a reconstituir no perno da articulação, mas descobrimos que o material de que é feita é demasiado mole o que faria com que a esfera se desfizesse ao tentar retirá-la.


Sendo assim optamos pela colagem directa ao perno existente inutilizando assim o braço da figura.
Podemos no entanto afirmar que a figura se encontra recuperada, mas nunca será possível mover aquele braço.

Paciente #42…o braço da OCP…

Coleccionar figuras pequenas do tipo Lego é sempre algo inglório. Volta e meia as minúsculas peças desaparecem, caem para um qualquer local inacessível ou então partem-se se uma maneira que parece sem solução possível.


Foi o caso deste polícia da OCP. É uma figura Kubrick, e como todos os Kubricks têm articulações muito frágeis e delicadas. Neste caso em particular, o encaixe do braço estilhaçou, por causa de um qualquer esforço e deixou de se poder prender com segurança à esfera que lhe permitia o funcionamento.
Não foi um grande desafio para nós até aplicarmos a cola. Acontece que o tipo de adesivo líquido usado acabou por fazer bem e mal ao encaixe do braço.
Por um lado fez com que o plástico se fundisse e que as diferentes peças partidas ficassem solidamente coladas, mas por outro lado o plástico “babou” para o exterior deixando-nos surpreendidos com a reacção do material ao adesivo.


No final ficou a notar-se o local onde as peças foram aplicadas, mas o braço da figura recuperou a total mobilidade o que nestas figuras em particular costuma ser praticamente impossível.

Agradecemos mais uma vez ao Pedro pela confiança nos nossos serviços.