quarta-feira, 28 de maio de 2008

Paciente #24…De volta ao Hospital

Depois de ter regressado a casa, este nosso paciente voltou ao Hospital, numa emergência com um problema noutro local do corpo. Relata-nos o seu dono: “ Depois de ele ter chegado a casa, montei as asas e preparava-me para o expor quando lhe caiu uma perna…”
Ora mais surpreendidos ficámos nós, pois é nosso hábito verificar a peça de alto a baixo garantindo assim a sua integridade, nomeadamente nos casos de queda.
Recebemos a action figure de emergência e foi imediatamente para os cuidados intensivos. Felizmente não era grave e foram accionados os procedimentos normais de análise e triagem, passado logo a seguir à intervenção propriamente dita.


Acontece que o centro da dobradiça da perna de partiu em dois locais ficando o cilindro que permitia o membro dobrar seccionado em dois e encaixado no orifício propriamente dito…ora isto só poderia ter acontecido se a figura tivesse sofrido uma queda e tivesse caído de pé por duas vezes, sendo que da primeira vez se tivesse partido um dos lados do perno e da segunda vez o outro lado, o que se revela deveras estranho porque teria de ser um caso de grande azar para ter caído da mesma maneira duas vezes…
Optou-se por reconstruir o eixo do joelho, desta vez em metal (não mostramos o procedimento por razões de segurança e susceptibilidade).
Depois de efectuado o restauro, a figura encontra-se bem e pronta para regressar à vitrina.

Os cuidados são os normais num caso destes, não forçar a perna nos primeiros tempos e cuidado com o manuseamento e com a exposição.

Paciente #23…Saruman sem braço

Mais uma vez, o menino Artur, cliente habitual do nosso Hospital, nos entregou uma bela figura de acção com um problema que já começa a tornar-se comum nos pacientes que recebemos nos nossos cuidados intensivos.
Este belo Saruman chegou-nos com um braço partido, ou seja, com a articulação do cotovelo partida, tendo o braço saído por causa deste problema.


Esteve em observações durante uns dias e depois foi submetido a uma operação aparentemente simples…acontece que não foi o eixo da dobradiça do braço que se partiu, como acontece em vários casos, mas a outra parte que não aguentou a pressão e que acabou por rachar e partir.
Podia ser um caso de cola e encaixe, mas acontece que se revelou impossível o encaixe com o eixo no local e por isso tivemos de partir o eixo do cotovelo para podermos voltar a encaixar o braço, reconstruindo depois o dito eixo a fim de o braço poder conservar a sua antiga mobilidade. Foi um processo moroso e que levou algum tempo mas que acabou por ficar perfeito e de acordo com as nossas expectativas.

Recomendamos ao Artur mais cuidado com as lutas entre figuras e com a maneira como expõe e arruma os seus brinquedos para os poder conservar em ordem por mais tempo.

domingo, 4 de maio de 2008

Paciente #22...As asas do bicho

Mais uma vítima de queda chega ao hospital.
Esta criatura da McFarlane Toys sofreu o mais comum dos acidentes e partiu os encaixes das duas asas.

Sendo uma figura de grandes proporções a falta das asas iria pôr em causa o seu aspecto e para nós, uma action figure que não seja una é um acidente grave que não deve existir em nenhuma colecção digna.
Foi um processo complicado pois as peças partidas tinham a característica de dar movimento às asas, por meio de esferas de movimento. Ou seja o objectivo foi reconstituir as peças conservando a sua funcionalidade.

O restauro foi radical, mas no final conseguimos o efeito desejado devolvendo a total funcionalidade às asas desta bela figura.

Recomenda-se ao cliente a exposição em vitrina fechada, pois a figura é muito pesada e tem tendência a cair. Se a queda for de uma grande altura poderá ser fatal para certas zonas, nomeadamente o pescoço e as complicadas articulações dessa zona.