sábado, 27 de dezembro de 2008

Paciente #33…as pernas de Jango…

O João Lopes contactou-nos via e-mail com um problema bicudo entre mãos.
As pernas da sua fantástica figura Star Wars do Jango Fett, partiram-se e por curiosidade contactou-nos a pedir conselho.


Quisemos ver a figura e logo arranjámos uma solução para o problema, que passou por aplicarmos uma técnica experimental que à muito queríamos testar.
Depois de limpa a peça descobrimos que já tinha sido colada com uma cola vulgar e que o João tinha comprado uma figura que já tinha sofrido uma tentativa de reparação. Acontece que estas peças de Star Wars, fabricadas pela empresa Kotobukiya no Japão, são vendidas em kit, ou seja têm de ser montadas depois de retiradas as diferentes peças da caixa. Para as montar é preciso ter paciência e algum jeito, coisa que não deve ter acontecido quando a dita “loja” a montou para a expor para venda. O resultado foi o que se viu, as pernas partiram-se, foram coladas com cola vulgar e posta à venda por um preço mais acessível. Adivinhava-se que o comprador iria descobrir mais cedo ou mais tarde o que teria acontecido.


Felizmente existimos para dar resposta a estes problemas, quando mais ninguém sabe o que fazer.
As pernas da figura foram reparadas e ficaram solidamente coladas com uma técnica experimental desenvolvida a pensar neste tipo de problemas.
Agradecemos ao João Lopes a confiança que depositou em nós e a foto da peça totalmente montada e já em exposição em sua casa.
A nós só nos resta aconselhar mais cuidado de futuro e ocupar-se ele próprio da limpeza e manutenção deste bonito Jango Fett.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Exposição de Brinquedos em Lisboa...

É com grande orgulho que convidamos todos os nossos leitores, clientes e particularmente os colecionadores e fanáticos dos brinquedos para visitarem esta exposição que começa já hoje no Centro Cultural Casapiano em Lisboa.
Na exposição estarão figuras alusivas ao tema e algumas das peças a minha colecção pessoal, assim como outras de colecções privadas.
Apareçam.
A entrada é gratuita.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Paciente #32...o susto do cavaleiro...

Desta vez o problema é minusculo e traz novamente o nosso cliente Artur ao hospital com mais uma espectacular figura para recuperar.

Este minúsculo cavaleiro apanhou um grande susto quando se deparou com o enorme dragão e caiu da pedra onde estava. Claro que não é uma situação grave mas como não podemos ver um brinquedo estragado, passámos ao arranjo.

Foi uma operação simples que deixou novamente o nosso cavaleiro com renovada coragem...
Mais uma vez agradeçemos ao Artur, por ter preferido os nossos serviços.

domingo, 23 de novembro de 2008

Paciente #31...pobre Saxão...

Mais uma figura de chumbo que nos chega às emergências com um problema, aparentemente muito grave.
Este pobre guerreiro Saxão, descobriu-se cortado ao meio, assim que foi retirado da embalagem que o protegia.
Acontece que por mais grave que parecesse o problema, revelou-se afinal uma grande sorte para esta personagem histórica. O que se passou foi que, devido possivelmente à vibração ou ao transporte, esta figura constituida por duas peças, viu-se separada em duas. O encaixe para a parte de cima do seu corpo soltou-se da parte debaixo sem sequer se partir.
Passamos imediatamente à acção e em menos de alguns minutos conseguímos torná-la novamente una e sem quaisquer efeitos coleterais.

A figura ficou como nova e foi para casa minutos depois.


A todos aqueles que têm dificuldades em consertar as suas figuras de chumbo, não deixem de nos contactar pois temos a solução para os seus problemas.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Paciente # 30...O braço da tartaruga...

Chegou até nós uma colecção de quatro tartarugas Ninja em PVC monocromático de origem desconhecida. Acontece que uma das figuras vinha com o braço partido. Como gostamos de ter as nossas colecções em ordem procedemos à normal análise e triagem...

Depois de verificada a natureza do plástico procedeu-se a uma colagem simples e a um pouco de pressão para unir as duas partes. Depois de seca a cola, mal se nota que o braço foi partido e assim, temos na nossa colecção uma figura nova.


Estas figuras por vezes acabam no lixo por desconhecimento do tipo de colas a usar para os diferentes tipos de plásticos. Por favor não deitem qualquer brinquedo para o lixo por estar partido. A nossa equipa trata, cuida e acarinha os brinquedos defeituosos ou partidos, como aliás poderão verificar nos artigos anteriores...

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Paciente #29 ...A espada do Viking...

Azar dos azares , logo que este nosso cliente comprou a primeira figura da colecção Guerreiros Míticos veio logo com defeito.
Esta foi a primeira figura de chumbo a ser tratada no nosso hospital e como se pode ver o acidente até que não foi grave. A espada do guerreiro caiu do ligar onde estava presa à anca e como estas figuras são esculpidas e feitas em moldes de várias peças, devido a um mau manuseamento da parte dos vendedores, a espada soltou-se e caíu do lugar de onde estava.


Depois de analizarmos o problema, que se revelou muito mais complicado do que parecia à primeira vista, lá iniciámos os trabalhos.

Foi a primeira vez que foram precisas duas pessoas para executar esta aparentemente simples tarefa. Umas das pessoas para segurar na figura e para a torcer de modo a que a outra, com as duas mãos pudesse procurar pelo local do encaixe da espada que nem sequer era visível por causa da posição da capa. Uma hora depois os esforços deram frutos e conseguimos encaixar e soldar a peça no local certo, completando assim o trabalho.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Paciente #28…Um problema de pele…

Mais uma vez, este Wolverine, pertencente ao nosso cliente Sérgio, volta ao hospital e desta vez para um tratamento de pele.
Caso não tenham reparado na intervenção anterior, este busto é composto de duas peças que são montadas em fábrica depois de previamente pintadas. Estou a falar do corpo principal do Wolverine e das mãos com os braços cruzados que foi encaixado e colado ao corpo. Por vezes acontece que as zonas em volta do encaixe das peças ficam mais frágeis e a tinta estala, acabando por cair com o tempo.


Depois de escolhidas as tintas, procedemos ao restauro e os vestígios são estão visíveis para que tiver um olho clínico e souber onde foi feita a reparação.
Mais um cliente satisfeito e mais uma intervenção simples do nosso hospital.

Paciente #27… A perna de Bone…

Esta rara figura da personagem de Jeff Smith chegou-nos com uma perna partida. Mais uma vez um trabalho aparentemente fácil revelou-se uma odisseia de problemas difíceis. Como cada caso é diferente, pegámos na figura e examinámos o problema.


Reparar a perna seria um trabalho simples e quase sem qualquer custo para o cliente. Acontece que o material de que a figura era feito deu problemas. A perna ficou reparada e solidamente fixa, mas não conseguimos esconder a fissura em toda a volta da reparação. Acontece que toda a figura é feita de um plástico branco que é pintado apenas na zona da boca, olhos e luvas. Toda a superfície branca levou um qualquer tratamento especial para lhe dar um aspecto e toque suave e aveludado.

Com este problema e sendo a perna a única peça que foi feita num molde diferente, optamos por deixar a fissura a ver-se com receio de danificar ainda mais o aspecto deste Bone. Todas as tentativas de limpar a figura, com todos os produtos seguros e algumas técnicas desenvolvidas por nós, especialmente para este tipo de problemas, foram um fracasso. Por vezes acontece que se tomamos uma opção de guardar as nossas figuras em certos locais e em contacto directo com outras figuras semelhantes faz com que as tintas passem de umas para as outras, especialmente se os bonecos forem mais claros.

No fim a figura ficou reparada mas não como desejávamos. Aconselhamos um maior cuidado de armazenamento para evitar futuras manchas na superfície delicada deste Bone.